Sua empresa é uma empresa de pessoas

Sua empresa é uma empresa de pessoas, gerenciada por processos, essa frase deveria ser premissa de todas as empresas, pois, pense bem, a eficiência e produtividade de sua empresa está ligado diretamente com o a motivação de sua equipe e ainda podemos ir mais fundo, diretamente relacionado com a satisfação pessoal de cada pessoa do seu processo, não é por acaso que a área de gestão de pessoas vem evoluindo tanto.



Mas como atrelar felicidade do colaborador X metas X processos? Bom esse é um assunto delicado e deve sempre estar envolvido um psicólogo (ou o gestor do RH) e o responsável pelo setor que o colaborador trabalha, para encontrar o melhor ponto de equilíbrio, mas, o caminho mais simples em um processo de mudança é: perguntar para o colaborador se ele está feliz no posto de trabalho dele, quais as sugestões que ele poderia dar para melhorar o seu trabalho, o que precisa ser feito para que o trabalho renda mais, dentre outras perguntas que o envolva de tal maneira que ele realmente se sinta uma parte importante da empresa.

Sempre devemos ponderar as respostas, entendendo a visão do colaborador, a visão do responsável pelo setor, a visão da gerência e diretoria e a visão da empresa, chegando à um patamar que todos fiquem satisfeitos.


As pessoas não devem interferir no processo e por sua vez o processo deve ser à prova de erros (o que não é possível fazer com o ser humano, o erro nesse caso, é natural), por isso, o processo deve fluir como um rio seguindo o seu percurso dentro da empresa e as pessoas serem gerenciadas pelo processo, logicamente que elas devem fazer sua parte para que o processo flua e é nesse ponto que se torna importante a aplicação de métodos de trabalho, manuais, instruções de trabalho, treinamento e o comprometimento do colaborador (que só vai se comprometer se ele estiver motivado).


Esse é uma abordagem que a PS Consultoria aplica no processo de mudança, principalmente nos setores administrativos, sabemos como um terceiro (um agente de fora da empresa) pode levar excelentes soluções, mas em contrapartida, sabemos como lidar com o paradigma da resistência à mudança, o mercado muda, os clientes mudam, a política muda, o conceito de qualidade muda, portanto a empresa e seus n-elementos devem se adaptar também às mudanças.


Caso queira conhecer melhor nosso trabalho, entre em contato conosco e agende uma visita, ficaremos gratos em atendê-los.


.

#custos, #leanmanufacturing, #produtividade, #reducaodecustos, #consultorialean,

#consultoriaempresarial, #produtividadeinteligente, #lucrocerto #lucro, #balanceamentodeatividade, #producaoenxuta, #lean

4 visualizações0 comentário