top of page
Blog: Blog2

Como aumentar a lucratividade da sua empresa?

O melhor caminho para aumentar a lucratividade da sua empresa é reduzindo os custos, mas qual o melhor caminho para reduzir os custos? Vou te mostrar.


Lembre-se sempre de que sua empresa é compostas de pessoas e gerenciada por processos (ao menos deveria ser assim), comumente esses processos são: de atendimento ao cliente, de produção e logística, de recursos humanos,  financeiro, pesquisa e desenvolvimento, dentre outros. O que deve-se ficar atento é que todo processo possui 3 elementos ou tipos de atividades, como mostrado a seguir.


1 - Elementos ou atividades que agregam valor. O que realmente o cliente está disposto a pagar, atividade que transforma o input em output desejado pelo cliente.


2 - Elementos ou atividades que não agregam valor. O que o cliente não está disposto a pagar ou atividades e/ou elementos que não geram nenhuma transformação do input em output.


3 - os que não agregam valor, mas são necessárias. O que o cliente não está disposto a pagar ou atividades e/ou elementos que não geram nenhuma transformação do input em output, mas que são necessárias para o processo funcionar.


O caminho do sucesso é simples, mas deve ser feito com muita cautela, estudos e estar alinhada com a estratégia da empresa, respeitando sempre o processo mais lento (garlgalo) evitando gerar outros desperdícios, como estoque em processo ou de espera.



Maximizar as atividades que agregam valor, a fim que preencher o tempo produtivo com essas atividades de maneira cadênciada, com ritmo e constância, respeitando o takt time (exemplo: colar as lâminas de espuma em um colchão, costurar, soldar, montar, etc..)



Reduzir ou eliminar as atividades que não agregam valor, assim eliminamos tempos que custam para a empresa e não geram retorno (exemplo: tempo parado de máquina ou operador aguardando matéria-prima), eliminar essas atividades vai permitir preencher o tempo com atividades que agregam valor, tornar sua equipe mais produtiva, sem sobrecarregá-los.



E por fim, maximizar a eficiências das atividades que não agregam valor, mas, são necessárias para o funcionamento do processo, pois, essas são atividades que não irão transformar diretamente seu input em output, mas sem elas, provavelemente alguma coisa vai deixar de funcionar como deveria. Exemplo: reduzir o tempos: de manutenção, do setup, de burocracia administrativa, de abastecimento, etc.


Portanto, devemos ficar sempre atentos à esses 3 elementos dentro de seus processos, existem métodos que facilitam a análise desses atividades, poderemos abordá-los mais para frente em nosso blog.


Caso queira uma análise feita por nossa equipe em sua empresa, entre em contato conosco que ficaremos gratos em atendê-lo.


.

#custos, #leanmanufacturing, #produtividade, #reducaodecustos, #consultorialean,

#consultoriaempresarial, #produtividadeinteligente, #lucrocerto #lucro, #balanceamentodeatividade, #producaoenxuta, #lean

8 visualizações0 comentário
bottom of page