A mina de ouro está dentro de sua empresa

Sim, exatamente. Sua empresa é uma mina de ouro!


E você pode até me perguntar: "Paulo, como assim? minha lucratividade está baixa, meus custos são muito altos, meu processo demorado, não tenho eficiência na produção, minha produtividade está com índices péssimos..."


Eu responderia: "Perfeito! sua mina de ouro está repleta de pepitas, você está tropeçando nelas e não está enxergando!"


Você sabe qual é a diferença entre ver e enxergar?


Ver é simplesmente passar por alguma coisa no modo “automático”, como no exemplo citado anteriormente, sabe que existe o problema, viu o problema, mas não enxerga nele uma oportunidade, pois, enxergar é algo além do ver, é interpretação que seu cérebro faz daquela imagem que você está vendo.


Isso significa que a parte do nosso cérebro que utilizamos para ver não é a mesma que utilizamos para nos concentrar em uma imagem, por isso, cada pessoa interpreta uma obra de arte ou capta detalhes em uma cena de um filme, da sua maneira.


Sunrise by the Ocean, Walnut of Eden respectivamente - obras de Vladimir Kush.


Veja a imagem, cada um terá sua própria interpretação, sua maneira de enxergar, por isso em um processo kaizen dentro da sua empresa é importante reunir mais que 2 ou 3 pessoas, pois teremos interpretações diferentes, diferentes pontos de vista, o que torna a solução muito melhor e eficiente, pois, cada um enxergará o problema e a solução do seu ponto de vista. Mas, cuidado ao reunir muitas pessoas, deve ser bem organizado, controlado e com as pessoas certas, caso contrário, existe uma grande possibilidade de virar bagunça e não ser produtivo quanto deveria, trazendo frustrações para quem está liderando o kaizen.


Uma excelente leitura para que você consiga entender as oportunidades dentro da sua empresa é o livro “Aprendendo a Enxergar” do autor Mike Rother / John Shook, ele ensinará como enxergar as oportunidades de melhorias escondidas dentro da sua empresa de maneira simples e eficiente.


Caso queira um diagnóstico da situação atual da sua empresa para descobrir os “tesouros” escondido nos seus processos, entre em contato conosco, que ficaremos honrado em atendê-los.



Os "problemas" da sua empresa, podem ser a solução que você procura para aumentar seu lucro.


Nos siga nas redes sociais e fique ligado nas próximas publicações do site!



#custos, #leanmanufacturing, #produtividade, #reducaodecustos, #consultorialean, #consultoriaempresarial, #produtividadeinteligente, #lucrocerto, #lucro, #altaperformance, #empresaeficiente, #ver, #enxergar, #aprendendoaenxergar, #leanthinking

4 visualizações0 comentário